quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Temperatura e Humidade

A sensação de bem-estar térmico depende normalmente tanto de elementos objectivos como a temperatura de ar, ventilação e humidade como de elementos inerentes e subjectivos.
A leitura prolongada por várias horas são actividades do tipo sedentárias e comportam facilmente a sensação de frio, mas por sua vez, um ambiente demasiado quente e sem uma adequada ventilação dificulta o seu desenvolvimento.
Os espaços da biblioteca, principalmente os destinados à leitura devem estar devidamente aquecidos e humidificados, mantendo uma temperatura efectiva entre os 22 e os 23 ºC no Inverno e 25 ºC no verão. A humidade relativa deve-se manter nos 40 ou 50% com valores mínimos e máximos respectivamente entre 30 e 60%.
O ambiente da biblioteca necessita de boas condições térmicas, com controlo interno de temperatura, para oferecer agradáveis condições nas salas de consulta, serviços e boa preservação dos acervos.
A temperatura e a humidade são factores climáticos cujas oscilações são responsáveis, em grande parte, pela exteriorização do acervo em papel, além de facilitar o desenvolvimento de microrganismos, insectos e até roedores.
O controlo da humidade e temperatura nos locais de guarda de acervo deve ser medido através de aparelhos específicos como:
ü Aparelho de ar - condicionado que ajuda o controlo de temperatura do ambiente;
ü Higrómetro, que mede a humidade relativa do ar;
ü Termo - higrómetro, que mede a temperatura e a humidade;
ü Desumidificador, que retira a humidade do ambiente.

O calor danifica os materiais, a humidade facilita a proliferação de fungos e de insectos e a poeira suja e favorece o aparecimento de fungos. A ventilação deve ser garantida, assim como a circulação do ar, por sistemas de ventilação e através de filtros de alta qualidade. O ar deve ser constantemente renovado, com janelas dimensionadas e posicionadas adequadamente, sem corrente directa, mas proporcionando a devida movimentação do ar. Deve ser evitada a conjunção temperatura elevada/humidade.
A ventilação natural ou forçada (ventiladores) controla simultaneamente a temperatura e a humidade e deve ser usada na falta dos equipamentos recomendados.
Armazenamento e acondicionamento
O armazenamento do acervo em local inapropriado assim como a guarda inadequada são os responsáveis pelos maiores danos aos acervos bibliográficos em geral.
A preocupação com o local de armazenamento das colecções bibliográficas é factor prioritário; a área do acervo deve estar situada na parte mais sólida e segura do prédio e onde haja menos humidade.
Sabe-se que o armazenamento do acervo em móveis de madeira não é recomendado, porém existem casos que, por motivos históricos, os acervos encontram-se armazenados neste tipo de mobiliário. Nesses casos recomenda-se o tratamento e devida manutenção da madeira contra combustão e insectos. Os livros não podem ser guardados empilhados, superlotando as prateleiras das estantes porque podem causar danos físicos aos mesmos que, durante sua retirada e reposição, sofrem rasgos e facilitam a proliferação de microrganismos e insectos.

Bibliografia Consultada
VIDULLI, Paola – Diseno de bibliotecas: guia para planificar y projectar bibliotecas públicas. Tradução Xilberto Llano Caelles. 1ªed, 1998, ediciones TREA, S.L. ISBN 84 – 89 – 427 – 77 – 1.


MELLO, P.M.C de, SANTOS, M.J.V.C. da. Manual de conservação de acervos bibliográficos da UFRJ. [Em linha]. [Consultado em 8 de Nov. de 2008] Disponível na www: URL http://www.sibi.ufrj.br/manual_conservacao.doc.

Nenhum comentário: