sábado, 13 de dezembro de 2008

Avaliação dos Sistemas de Informação e as tomadas de decisão

A tomada se decisão apoia se directamente nas informações recebidas pelo nível operacional, táctico e estratégico, suportadas pelos sistemas de informação. Ou seja, a capacidade que os sistemas de informação têm em oferecer e distribuir as informações necessárias para a tomada de decisão se torna uma questão intrínseca de avaliação dos sistemas.



Modelo de avaliação

  • Plano estratégico
Objectivos da organização, relações com parceiros e entidades financiadoras, relações com
entidades externas, publicação, difusão e marketing


  • Plano organizacional ou táctico
Estruturas de gestão, gestão de recursos humanos, materiais e técnicos



  • Plano operacional
Selecção e estrutura dos conteúdos, interfaces, integração do sistema na organização



Fontes de avaliação

  • Valor Económico da Informação: baseado na estatística da decisão. Os Sistemas de informação são um instrumento composto de homem-máquina que colectam dados ou observações a respeito do ambiente, processam e enviam mensagem a um ou mais tomadores de decisão que, a partir delas, tomam decisão que são convertidas em acções sobre o ambiente.

  • Custo Benefício: mais adequado e próximo da realidade organizacional. Os custos e benefícios que não são avaliados monetariamente devem ser explicitados como intangíveis. Benefício e Custo de Oportunidade devem identificar pelo menos um projecto alternativo. Existe a variação compensatória, ou seja, pagar o máximo pelos benefícios ou aceitar as perdas mínimas.

  • Custo Eficácia: problemas de avaliação nos quais os benefícios gerados pelos Sistemas de informação não podem ser quantificados em preço de mercado ou qualquer meio monetário. As possibilidades que existem para avaliar os sistemas mostram que, mesmo sendo de difícil mensuração a questão a ser avaliada, é necessário criar mecanismos que funcionem como medidores de desempenho e eficácia dos sistemas.

Conclusões relativas a avaliação

É inegável a importância de se avaliar os sistemas de informação. O impacto dos sistemas de informação nas actividades corporativas é crescente e irreversível, interligando as mais diversas actividades. Os investimentos são altos e os benefícios difíceis de ser mensurados devido ao alto grau de subjectividade das variáveis de avaliação. Porém, esta é uma tarefa inevitável. As avaliações podem ser complementares, não seguindo um modelo único, pois depende directamente da estrutura organizacional e das características da função gerência e do tipo de decisão. O método utilizado depende do tipo de sistema de informação, em qual nível da estrutura organizacional ele se encontra e qual a finalidade da avaliação.

Os Sistemas de Informação não mais actuam como fornecedores de uma grande massa de informação, mas fazem parte do próprio âmago das estratégias empresariais, funcionando como mecanismos de diferenciação e competição. Os modelos e estudos analisados seguem parâmetros e directrizes diferentes, baseiam em variáveis diferentes, mas sempre demonstrando a necessidade de avaliar e alinhar os sistemas de informação às estratégias empresariais.

Bibliografia Consultada:

DIAS, Fernando Skackauskas - Estudo Exploratório da Avaliação de Sistemas de informação:Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação .

Um comentário:

André disse...

Olá, Gostaria de convidá-la a conhecer o meu remodelado blog de textos literários pessoais.
Ficaria bastante grato com a sua pequena ajuda na divulgação.
Ótimas Leituras!
O Relojoeiro.

http://relogiosemponteiros.blogspot.com/