quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Acústica

O ambiente acústico de um espaço de trabalho é geralmente dado pouca ou nenhuma atenção durante a concepção e planeamento do projecto. A funcionalidade e estética da área de trabalho são, geralmente, o foco principal do designer. Demasiadas vezes ignoradas, são os factores que contribuem para a produtividade dos funcionários que ocupam esse espaço de trabalho. Proporcionando um ambiente confortável para os seus colaboradores contribui significativamente para optimizar o desempenho e reduzir absentismo.

Embora existam algumas diferenças nas características acústicas existem vários problemas comuns de ruído que afecta os utilizadores do serviço:

  • Muito barulho fora do prédio que entrem no espaço
  • Falta de som no controle do espaço em si.
  • Ruído nestes espaços normalmente não é a um nível suficientemente alto para ser prejudicial à audição humana.
  • Em vez disso, o ruído é de distracção de concentração no trabalho ou estudo e fornece um ambiente menos ideal de trabalho e de aprendizagem.

Um bom ambiente acústico indoor começa por saber o que realmente está acontecendo lá fora:

  • Evitar locais que sejam áreas de ruído elevadas como aeroportos, estradas, fábricas e ferrovias, áreas industriais, etc.
  • Determinar o que mais está planeado para o sitio no futuro.
  • O edifício pode ser construído o primeiro um, mas se acusticamente futuras construções são incompatíveis com o seu, pode ser significante tomar medidas necessárias para voltar ao interior o som ambiente para um nível aceitável.

Janelas e vidros são elementos chave do edifício. Estes elementos deverão permitir o espaço para deixar entrar a luz do dia, rejeitar calor e reflexo, som e controle.
A extensão de janelas e vidros, e o tamanho e localização, são decisões que devem ser feitos no projecto. Os vários tipos de vidros são escolhidos com base em orientação do edifício, a proximidade das fontes de ruído intrusivo, avaliações da vulnerabilidade e análise de risco.


Bibliografia Consultada:
WEBDG - Acoustic Confort. [Em linha]. [Consultado em 9 de Dezembro de 2008]. Disponível na internet: URL
http://www.wbdg.org/resources/acoustic.php?r=libraries

Nenhum comentário: