sábado, 13 de dezembro de 2008

Reconstrução e Recuperação de Edifícios Destinados a Uma Biblioteca

Reconstrução e Recuperação de Edificios Destinados a Uma Biblioteca



A recuperação de edifícios é uma actividade bastante complexa e arriscada, pois envolve várias operações, sendo necessário possuir um serviço de qualidade. Quantas mais condicionantes apresentar um edifício destinado à transformação, maiores são os riscos.




O projecto de reconstrução/recuperação deve ajustar-se de forma prioritária e rigorosa ao programa funcional, respeitando todas as etapas deste. Este projecto deve estar definido independentemente do edifício.




Alguns autores consideram que no momento de aplicar uma intervenção que envolve a reabilitação, se pode admitir até um máximo de 10 ou 12% de redimensionamento do projecto funcional, isto é, de redução da superfície efectiva com respeito à prevista como necessária.




No geral o problema não é possuir menos espaço, como organizar e distribuir o espaço, a dimensão dos ambientes e o desenvolvimento das conexões horizontais e verticais.




Um sistema bibliotecário suficientemente desenvolvido levanta muitos problemas de ampliação e reorganização dos serviços, problemas que tendam a chocar tanto com a rigidez relativa à perfeição que apresentam os edifícios “históricos”, como com a imagem da biblioteca quando ela própria apresenta elementos significativos que se devem conservar.




No momento de projectar uma nova biblioteca no interior de um edifício existente, é conveniente ter em conta as graves dificuldades que levantará a ampliação dos espaços através de novas plantas ou extensões construtivas, se o edifício apresenta um acabamento espacial formal.
Bibliografia ConsultadaVIDULLI, Paola – Diseno de bibliotecas: guia para planificar y projectar bibliotecas públicas. Tradução Xilberto Llano Caelles. 1ªed, 1998, ediciones TREA, S.L. ISBN 84 – 89 – 427 – 77 – 1.

Nenhum comentário: