Avaliar os Sistemas de Informações é de extrema relevância, visto a quantidade de recursos financeiros, de pessoal e tempo empregados no seu desenvolvimento e implantação, diante disso, esses necessitam de avaliações cada vez mais apuradas. Deste modo, é importante para caracterizar o sucesso do sistema e garantir a continuação do seu uso.
Avaliação pressupõe:
- Qualidade de Serviço
- Qualidade de Sistema
- Qualidade da Informação
- Uso Sistemas de informação
- Satisfação do Cliente
- Impacto Individual
- Impacto no Grupo
- Impacto na Organização
Determinar a eficácia que utiliza os recursos disponíveis (recursos humanos, equipamento e orçamento) e determinar a eficácia de uso dos sistemas de informação na acção dos utilizadores individuais ou da organização para realizar a missão das organizações.
Os factores fundamentais para a avaliação são:
- Acessibilidade da informação
- Flexibilidade de uso do sistema
- Integração de tarefas através da informação
- Tempo de resposta às solicitações realizadas
- Confiabilidade na informação recebida
- Facilidade de uso do sistema e Nível de utilidade da informação
Em todos estes estudos, avaliar o impacto dos sistemas de informação no indivíduo e no grupo é o mais difícil de ser definido e avaliado. Questões como tempo de uso e quantidade de acessos, forma de utilização pelos utilizadores e o nível de utilização geram as variáveis que identificam a satisfação do utilizador, satisfação com características específicas, total, com a informação, com o software, e com a tomada de decisão.
No factor do impacto individual, é avaliada a compreensão da informação, o nível de aprendizagem, a eficácia na tomada da decisão, a melhoria na produtividade, a capacidade de intervir na decisão tomada e identificar e solucionar os problemas.
Bibliografia Consultada:
DIAS, Fernando Skackauskas - Estudo Exploratório da Avaliação de Sistemas de informação:
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário