domingo, 7 de dezembro de 2008

Planeamento de serviços e actividades

As bibliotecas públicas prestam um vasto leque de serviços, quer dentro das suas instalações, quer na comunidade, sempre com a finalidade de satisfazerem as necessidades dos seus utilizadores. A biblioteca deve facilitar o acesso aos seus serviços a todas as pessoas e devem disponibilizar os seus serviços de fácil acesso para todos os utilizadores e em diversos suportes e formatos.
A extensão e profundidade dos serviços prestados pela biblioteca dependem da dimensão da mesma e da comunidade que esta serve.
Na prestação de serviços, tanto nas instalações da biblioteca como no seu exterior, devem utilizar-se tecnologias de informação e da comunicação.
Assim alguns dos serviços prestados são:


Serviços para crianças
Através da disponibilização de um vasto leque de materiais e actividades. Deve ser ensinada tanto as crianças como aos pais, a melhor forma de tirar o máximo proveito da biblioteca e desenvolver competências na utilização de materiais electrónicos e impressos.
As bibliotecas públicas têm responsabilidade no apoio ao processo de aprendizagem da leitura e na promoção do livro. As bibliotecas devem organizar actividades especiais para crianças, como sessões de conto, entre
outras. As crianças devem também ser motivadas para a utilização da biblioteca desde muito cedo.


Serviços para Jovens
Entre a infância e a idade adulta, os jovens desenvolvem-se como membros individuais da sociedade como própria cultura. As bibliotecas públicas devem compreender as suas necessidades e fornecer serviços que as satisfaçam. Logo devem providenciar materiais e, incluindo recursos de informação electrónica, que reflictam os seus interesses.
Isto pode levar a aquisição de materiais representativos da cultura jovem com uma grande variedade de formatos, que não os tradicionalmente associados aos recursos de uma biblioteca, como por exemplo, series de televisão, obras de ficção popular, revistas juvenis, entre outros. Para garantir que estes materiais reflectem os interesses dos jovens, estes devem ser consultados na sua secção.
Tal contribuirá para que os jovens sintam que a biblioteca também é deles e ajudá-los-á a
ultrapassar a sensação de exclusão que por vezes é comum neste grupo etário.o, o que tornará mais provável que continuem a ser utilizadoras no futuro.



Serviços para adultos

As necessidades colocadas pelos adultos aos serviços de informação e da biblioteca variam consoante as situações com que se deparam no âmbito do estudo, da sua vida pessoal, ou do emprego. Estas exigências devem ser analisadas e os serviços desenvolvidos com base nos resultados obtidos. Devem abranger o apoio a:
· Interesses dos tempos livres
· Aprendizagem ao longo da vida
· Leitura recreativa
· Necessidades de informação
· Actividades comunitárias
· Actividades culturais

Os serviços destinados a satisfazer estas necessidades, deste grupo etário deve também ser posto a disposição das crianças e dos jovens.


Bibliografia Consultada:
IFLA – Os serviços da Biblioteca Pública: Directrizes da IFLA/UNESCO. Caminho, 2003. ISBN 972 – 21 – 1567 - 7

Nenhum comentário: