segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Solos



A selecção do tipo de solo está condicionada por uma série de requisitos próprios dos ambientes de uso público e por requisitos que são específicos da biblioteca e das duas diferentes áreas.
Considerando o objectivo da máxima flexibilidade do uso do espaço, sugere-se a adopção de um tipo único de pavimento para as zonas de consulta e leitura, para as zonas das prateleiras e de livre acesso.
As necessidades nas zonas de entrada podem ser diferentes devido ao uso intenso, logo estas zonas pedem materiais de longa duração e de fácil limpeza. O contrário acontece nas zonas de depósitos, que sofrem um menor impacto de uso.Para os principais espaços abertos ao público é necessário ver os diferentes materiais e necessidades:

ü Silêncio absoluto ou parcial: os materiais mais duros são os mais ruidosos;
ü Grau de absorção da luz: para evitar incómodos durante a leitura, é necessário adoptar materiais nem demasiados claro nem demasiados escuros e que não reflictam a luz. A luz altera materiais como a madeira, borracha e vinil;
ü Comodidade para o movimento do pessoal;
ü Durabilidade e fácil mantimento. A resistência ao uso é bastante importante no caso dos materiais mais duros, que são também os mais fáceis de limpar;
ü Segurança: no caso de incêndio deve-se garantir produtos resistentes aos golpes e tapetes que seja sido submetidos a tratamentos contra a formação de gases tóxicos em caso de incêndio.


Bibliografia Consultada:
VIDULLI, Paola- Deseño de bibliotecas: guia para planificar y projectar bibliotecas públicas. Tradução Xilberto Llano Caelles. 1ª ed, 1998, ediciones TREA, S. L. ISBN 84-89-427-77-1.

Nenhum comentário: