“Os serviços de bibliotecas para crianças são mais importantes do que nunca para as crianças e para as suas famílias em todo o mundo”
A sociedade global e as exigências da era da informação estão a alterar o papel das bibliotecas sublinhando o seu valor, bem como o das tecnologias de informação e comunicação, na revolução económica, cultural e comunicacional do mundo de hoje.
Nunca como hoje os serviços das bibliotecas para crianças foram tão importantes para as crianças e suas famílias em todo mundo.
O acesso ao conhecimento e à riqueza multicultural do mundo, bem como à aprendizagem ao longo da vida e às competências de literacia, tornaram-se a prioridade da nossa sociedade.
Uma biblioteca para crianças com qualidade fornece-lhes competências para a aprendizagem ao longo da vida e para a literacia, capacitando-as para participar e dar uma contribuição positiva para a vida em comunidade.
Ela deve saber responder constantemente às crescentes mudanças na sociedade e satisfazer as necessidades de informação, cultura e entretenimento de todas as crianças.
Todas as crianças devem sentir-se à vontade e confortáveis na sua biblioteca local e possuir as competências para se movimentarem facilmente e utilizarem as bibliotecas de um modo geral.
“Através da disponibilização de um vasto leque de materiais e actividades, as bibliotecas públicas facultam às crianças a oportunidade de experimentar o prazer da leitura e a excitante descoberta de obras do conhecimento e da imaginação.
Deve ser ensinada, tanto às crianças como aos pais, a melhor forma de tirar o máximo proveito da biblioteca e de desenvolver competências na utilização de materiais impressos e electrónicos.
“As bibliotecas públicas têm uma responsabilidade especial no apoio ao processo de aprendizagem da leitura e na promoção do livro e de outros materiais para crianças.
A biblioteca deve organizar actividades especiais para crianças, tais como sessões de conto e outras actividades relacionadas com os serviços e os recursos da biblioteca. As crianças devem ser motivadas para a utilização da biblioteca a partir de muito cedo, já que tal tornará mais provável que continuem a ser utilizadores no futuro. Em países com mais de uma língua, os livros e os materiais audiovisuais para crianças devem estar disponíveis na sua língua materna.
Satisfazer as necessidades das crianças
A Convenção sobre os Direitos das Criança, adoptada pela Organização das Nações Unidas, salienta o direito de cada criança ao desenvolvimento do seu potencial, o direito ao acesso livre e aberto à informação, aos materiais e aos programas, em condições de igualdade para todos, independentemente de:
- Idade
- Raça
- Sexo
- Nacionalidade, religião ou cultura
- Língua
- Estatuto social ou
- Competências e habilidades pessoais.
- O crescimento das crianças desenvolve-se na comunidade local mas, embora não seja uma actividade global, pode ser afectado pelas questões mundiais.
Grupos alvo
Os grupos alvo das bibliotecas para crianças, considerados individualmente ou em grupos, incluem:
Fins
Facilitar o direito de cada criança a:
- Informação
- Literacia funcional, visual, digital e de media
- Desenvolvimento cultural
- Desenvolvimento da leitura
- Aprendizagem ao longo da vida
- Programas criativos para os tempos livres.
- Disponibilizar às crianças o livre acesso a todos os recursos e media
- Proporcionar actividades variadas para as crianças, pais e amas
- Facilitar a integração das famílias na comunidade
- Capacitar as crianças para pugnar pela sua liberdade e segurança
- Encorajar as crianças a tornarem-se confiantes e competentes
- Esforçar-se por um mundo de paz.
Serviços
Os serviços para crianças devem ser considerados tão importantes e receber um tratamento idêntico ao dos adultos.
As bibliotecas para crianças devem satisfazer as necessidades de informação, cultura e entretenimento das crianças da comunidade através de:
Bibliografia consultada:
IFLA - directrizes para serviços de bibliotecas para crianças . [Em linha]. [consultado em 4 de Dezembro de 2008]. Disponível na WWW: URL http://www.ifla.org/VII/s10/pubs/ChildrensGuidelines-pt.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário