segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Principais Elementos de Mobiliário: Balcão de informação e registo de empréstimo




Balcão de informação, registo de empréstimo: funções e localização
O balcão é um elemento de mobiliário que tem várias funções. Delimita as áreas do público e área específica de trabalho do pessoal. Compreende espaços em relação ao utilizador que normalmente fica de pé. A sua superfície tem o equipamento de registo de empréstimo, um espaço para uso do pessoal.
O balcão pode ser desde uma simples mesa de escritório com uma cadeira com rodas e um plano de trabalho só para uma pessoa, e aqui basta uma área de 6 a 16 metros, dispostos em linha, ou em O para três ou quatro pessoas.
Por vezes o balcão desdobra-se em duas partes, para empréstimo e devolução. Contempla dois níveis, um para o pessoal que fica mais baixo e um mais alto para o público.

Dimensões, características e materiais
A longitude do espaço não deve ultrapassar os 240 cm por pessoa. O plano de trabalho individual com assento tem no mínimo 120 cm. A altura deve permitir a colocação das pernas debaixo da estante, sendo a altura convencional de 75 cm.
Do lado do público o apoio pode situar-se numa altura de 105 cm
Devido ao seu uso intenso deve suportar golpes de pés e de rodas, assim deve ter a máxima resistência.
Em relação aos materiais, por vezes ainda se utilizam sistemas mistos, compostos por estruturas de aço e contraplacado.




Bibliografia Concultada

VIDULLI, Paola – Diseno de bibliotecas: guia para planificar y projectar bibliotecas públicas. Tradução Xilberto Llano Caelles. 1ªed, 1998, ediciones TREA, S.L. ISBN 84 – 89 – 427 – 77 – 1.

Nenhum comentário: