quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Principais Elementos de Mobiliário: Cadeiras


Cadeiras: funções e tipos
Dentro da biblioteca existe, em geral, e em grande gama variadas cadeiras. As mais numerosas são as que são destinadas para a zona de leitura e de estudo e devem garantir a comodidade das pessoas quando estão sentadas por muito tempo. Devem permitir uma mudança fácil de posição. É importantes existir o encosto da cadeira para sustentar a zona lombar. A presença de braços pode intervir com a necessidade de mobilidade.
Existem também cadeiras giratórias. Para as salas de reuniões, conferências, ou seja, para espaços amplos de uso público, as cadeiras devem ser facilmente empilháveis. Podem estar equipadas com um braço lateral móbil.
Para as zonas de leitura descontraída e para os espaços de conversa, é necessário adoptar lugares baixos.
Para as zonas reservadas às crianças devem existir cadeiras de tamanhos específicos, puffs, bancos, etc.

Dimensões
ü Cadeiras de estudo para adultos: a altura do assento deve ser entre 42 a 45 cm com uma inclinação do assento sobre o plano horizontal, a altura total deve ser entre 70 a 80 cm, a largura do assento varia entre 40 a 50 cm e a profundidade do assento entre 38 a 40 cm.
ü Cadeiras para as zonas de trabalho do pessoal e para as cabines de leitura com equipamentos audiovisuais: as cadeiras devem ter rodas e devem ter o assento e o apoio reguláveis em altura para se adaptarem a cada utilizador.
ü Os lugares para leitura relaxada devem ter o assento a altura superior a 38 ou 40 cm e braços que facilitem o acto de levantar.
ü Para as salas de conferências a altura está situada entre os 65 a 70 cm sobre o solo.


Características técnicas e materiais
As cadeiras devem ter a resistência e durabilidade de aproximadamente de 15 anos. Devem resistir tanto ao uso apropriado como inapropriado. Devem suportar cargas estáticas e dinâmicas, forças e golpes.
Em relação aos materiais, o emprego de metal para a estrutura comporta a integração de outros materiais no assento. Normalmente trata-se de contraplacado de madeira.

Bibliografia Consultada
VIDULLI, Paola – Diseno de bibliotecas: guia para planificar y projectar bibliotecas públicas. Tradução Xilberto Llano Caelles. 1ªed, 1998, ediciones TREA, S.L. ISBN 84 – 89 – 427 – 77 – 1.

Nenhum comentário: