segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Biblioteca Municipal de Santo Tirso

Para a continuação deste trabalho vamos ainda elaborar um plano arquitéctónico de um serviço de informação, neste caso da Biblioteca de Santo Tirso. Vamos começar por dar a conhecer a instituição e posteriormente vamos apresentar uma planta daquilo que achamos que a biblioteca deve ser assim como o caderno de encargos.

Apresentação da Instituição
Em 1952 no dia 17 de Janeiro de foi inaugurada num prédio alugado, situado no parque D. Maria II a Biblioteca Municipal, anexa ao Liceu de Santo Tirso. A biblioteca possuía nessa altura 11.102 volumes.
Presidiu o acto da inauguração o Sr. Governador Civil, Dr. Braga de Cruz. Usaram da palavra o Sr. Presidente da Câmara, o Dr. Alexandre Lima Carneiro e o Sr. Governador Civil.
A Biblioteca Municipal de santo Tirso foi fundada pelo Dr. Alexandre de Lima Carneiro (1898— 1962).
No ano 2000, no dia 18 de Novembro, a Biblioteca mudou para novas instalações, sita na rua de Gross— Umstadt na Quinta de Geão.

Missão e Funções da Instituição
A biblioteca Municipal tem como principais objectivos os preconizados no manifesto da UNESCO sobre as bibliotecas públicas:
· Criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância;
· Apoiar a educação individual e auto – formação, assim como a educação formal a todos os níveis;
· Assegurar a cada pessoa os meios necessários para evoluir de forma criativa;
· Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens;
· Promover o conhecimento sobre a herança cultural, o apreço pelas artes e pelas realizações e inovações científicas;
· Possibilitar o acesso a todas as formas de expressão cultural das artes e do espectáculo;
· Fomentar o diálogo inter – cultural e a diversidade cultural;
· Apoiar a tradição oral;
· Assegurar o acesso dos cidadãos a todos os tipos de informação da comunidade local;
· Proporcionar serviços de informação adequados às empresas locais, associações e grupos de interesse;
· Facilitar o desenvolvimento da capacidade de utilizar a informação em informática;
· Apoiar, participar e se necessário criar programas e actividades de alfabetização para os diferentes grupos etários.

Descrição
Situado a meia – encosta, no fecho de um pequeno vale e sobre a Ribeira de Sanguinhedo, o edifício da biblioteca constitui uma marcada presença em toda a área envolvente.
O desenho do espaço exterior foi pensado no sentido de fazer participar o edifício na envolvente, de não o encerrar em terreno delimitado.
Uma das frentes, a fachada onde a entrada se localiza, é organizada por uma comprida parede de xisto, ao longo da qual acontecem espaços variados:
• Um terreno de dimensão considerável;
• Uma varanda aberta sobre a cidade;
• Lugares de passagem de encontro e de acontecimentos públicos.
O edifício implanta-se em extensão e é constituído por dois corpos:
1. Biblioteca / serviços;
Átrio / auditório.
Os extensos percursos interiores são marcados por zonas de transparência, que atravessam áreas de leitura e consulta, permeabilizam o edifício e incluem a paisagem no seu interior.

Cargo do Responsável, Postos de Trabalho e Funções
Nesta biblioteca existem vários cargos, sendo que em cada um deles são desempenhadas determinadas funções. Começamos por explicar as secções existentes, o cargo de cada um dos seus responsáveis e as suas funções.
A direcção é ocupada pela directora da Biblioteca Municipal, as suas funções passam por dirigir toda a biblioteca desde os materiais físicos aos humanos. Em relação aos livros, esta trata da aquisição e controlo de documentos, ou seja, elabora os pedidos e a recepção dos mesmos. Gere as verbas disponíveis, assim como as doações feitas à instituição.
A secção de adultos encontra-se em livre acesso, não só o fundo bibliográfico destinado ao empréstimo domiciliário, como também as obras destinadas ao estudo de investigação no local. Aqui, também um vasto conjunto de jornais e revistas pode ser lido na área de periódicos.
A secção Infanto – Juvenil as técnicas de biblioteca desempenham funções equivalentes. Sendo elas o apoio directo ao leitor, resposta às necessidades dos utilizadores, bem como parte da catalogação e disposição dos materiais nas estantes.
A sala multimédia abre-se as novas tecnologias. Aqui, a técnica de biblioteca gere os recursos existentes dentro da sala, desde o material audiovisual aos computadores. Apesar das outras técnicas procederem à catalogação dos livros, esta é quem tem a formação especializada na área.
Na sala do conto, no atelier de expressão, e anfiteatro não existem funcionários diários, pois são salas utilizadas excepcionalmente.
No átrio da biblioteca está sempre disponível uma recepcionista. Esta recebe os livros, faz a inscrição dos leitores, tira fotocópias, marca entrevistas, entrega a correspondência à Directora, registo de pedidos domiciliários.

Serviços
Serviços de Leitura
A consulta de qualquer documento existente em livre acesso na sala de leitura é livre e sem qualquer restrição O acesso a documentos reservados, que se encontram em depósito é condicionado e sujeito a autorização.

Serviço de Empréstimo Domiciliário
O utilizador pode usufruir do empréstimo domiciliário que lhe permite a requisição para leitura em casa de dois livros por um prazo de quatro ou quinze dias, desde que se encontrem inscritos na biblioteca e possuam o respectivo Cartão de Leitor. As obras de referência não podem ser objecto de empréstimo. Qualquer publicação só poderá sair da biblioteca com prévia requisição através dos serviços de empréstimo. A biblioteca está equipada com um sistema de segurança para evitar o furto de documentos.

Acesso às Novas Tecnologias
Os utilizadores da biblioteca podem usar os equipamentos informáticos destinados a uso público, de forma particular e individual, para realizarem as suas pesquisas ou trabalhos, mediante a apresentação do Cartão de Leitor. A utilização da Internet é gratuita, faz-se mediante a apresentação do Cartão de Leitor, o tempo máximo de utilização diária por é 30 minutos. A utilização da Internet destina-se à consulta ou pesquisa de carácter informativo ou formativo. Não é permitido o uso do terminal para conversação online ou o acesso a conteúdos que pelas suas características possam ferir susceptibilidades de outros utilizadores, ao leitor infractor ser-lhe-á vedado o direito de utilização da Internet. Podem obter-se impressões de documentos em Cd-Rom, assim como da informação consultada através da Internet.

Serviços de Animação Cultural
Realização de actividades de animação cultural e promoção do livro e da leitura de forma a possibilitar ao leitor novas descober tas. (Colóquios; Palestras; Encontro com Escritores; Debates; Concertos; Ciclos de Vídeo; Exposições; Conto e dramatização de histórias).

Visitas Guiadas
As visitas guiadas à Biblioteca fazem-se dentro do horário normal de funcionamento desta, de acordo com a disponibilidade dos serviços e carecem de marcação prévia.

Nenhum comentário: