quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Planeamento de espaços

As dimensões da biblioteca
O espaço solicitado por uma biblioteca publica depende de vários factores, entre os quais se destacam, as necessidades especificas da comunidade, o nível de recursos disponíveis, as funções da biblioteca, o tamanho da colecção, o espaço disponível e a proximidade de outras bibliotecas.

A Função da biblioteca
A biblioteca deve dispor de área ajustada para desenvolver uma serie de serviços consistentes com seu plano estratégico e de acordo com normas e directivas locais, regionais ou nacionais.

Espaços com funções especificas
A biblioteca deve ter espaços destinados aos serviços para adultos, jovens e crianças e utilização por parte de famílias. Logo esta deve ter como objectivo a oferta de um leque de materiais que satisfação as necessidades de todos os grupos.
O espaço disponível para cada uma das funções desempenhadas dependera das dimensões da biblioteca, logo no planeamento de uma nova biblioteca deve-se ter em conta os seguintes aspectos:

  • A colecção da biblioteca, incluindo livros, registos áudio, publicações periódicas, videocassetes, colecções especiais e outros recursos não impressos e digitais.
  • Espaços de leitura para adultos, jovens e crianças, para leitura recreativa, estudo, trabalho em grupo ou individual.
  • Serviço de extensão comunitária, deve providenciar-se um espaço específico para albergar colecções específicas.
  • Espaços para pessoal, onde se inclua zonas de trabalho de equipas com secretarias e computadores, locais de descanso para a alimentação e pausas de relaxamento, assim como salas de reuniões.
  • Espaço de reuniões para grandes e pequenos grupos da comunidade.
  • Equipamento tecnológico, como terminais de computador de acesso público, maquinas fotocopiadoras, leitores de microfilmes, equipamentos para audição de materiais gravados.
  • Equipamento especial, como por exemplo estantes para atlas, expositores de jornais, vitrinas, armários de arquivo, estantes de mapas, entre outros.
  • Espaço suficiente para circulação do publico e do pessoal. Este deve ser 15%-20% das áreas públicas e 20%-25% das áreas de pessoal.
  • Bibliotecas de maiores dimensões, é desejável a existência de uma zona de cafetaria aberta ao público.
  • Espaço para infra-estruturas do edifício, tais como, aquecimento, elevadores, ventilação, manutenção, locais de armazenamento de materiais de limpeza, entre outros.


Bibliografia consultada: IFLA – Os serviços da Biblioteca Pública: Directrizes da IFLA/UNESCO. Caminho, 2003. ISBN 972 – 21 – 1567 - 7

Nenhum comentário: