terça-feira, 18 de novembro de 2008

Acessibilidade nas Bibliotecas Públicas

Podemos dizer que existem vários tipos de acesso, sendo eles:


Acesso do utilizador
A biblioteca deve providenciar o acesso público e gratuito à WWW de forma a permitir a todos os cidadãos a acesso á informação em suporte electrónico.


Acesso à distância
A biblioteca deve explorar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação para facultar ao público o acesso ao maior número dos seus recursos e serviços electrónicos á distância e estar disponível 24 horas por dia. Facultar o acesso ao catálogo da biblioteca na internet aumenta a sua acessibilidade.


Localização dos postos de serviço
Deve ser a mais conveniente possível para os habitantes da comunidade. Se possível devem localizar-se perto do centro da rede de transportes e de zonas de actividade comunitárias. Sempre que apropriado as bibliotecas podem partilhar o mesmo edifício com outras instituições, como museus, galerias, etc.
Deve ser muito visível e de fácil acesso a quem de desloca a pé, ou em transporte.

Acessibilidade das estantes
Os materiais devem ser expostos em estantes abertas colocadas a uma altura que permita o se acesso. Devem ser ajustáveis e de preferência sob roda com travão de forma a facilitar a sua deslocação. O mobiliário na secção infantil deve ser de dimensões apropriadas. As estantes devem ser de altura e largura acessíveis a utilizadores em cadeiras de rodas.


O acesso às colecções é determinado pelos regimentos internos das unidades de informação. Particularmente no caso das obras raras, algumas recomendações devem ser seguidas por todos:

  • O acesso ao sector de obras raras é extremamente restrito e controlado;
  • A chave desse sector deve, preferencialmente, estar sob a responsabilidade do chefe da biblioteca e do director da unidade;
  • Substituir as fechaduras sempre que a chave do sector de obras raras não puder ser localizada;
  • O acesso ao livro de registos das obras é restrito aos funcionários;
  • Para unidades de informação com acervo misto e com restrições de pessoal, o acesso às colecções raras deve obedecer um horário que permita o cumprimento das especificações de atendimento acima apresentadas.

Bibliografia Consultada

  • IFLA – Os serviços da Biblioteca Pública: Directrizes da IFLA/UNESCO. Caminho, 2003. ISBN 972 – 21 – 1567 - 7
  • MELLO, P.M.C de, SANTOS, M.J.V.C. da. Manual de conservação de acervos bibliográficos da UFRJ. [Em linha]. [Consultado em 8 de Nov. de 2008] Disponível na www: URL http://www.sibi.ufrj.br/manual_conservacao.doc.

Nenhum comentário: